quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A geração Whey Dependente

O “pulo do gato” da indústria de nutrição esportiva está formando uma verdadeira geração de dependentes. Não que a proteína do soro do leite não seja uma das melhores fontes proteicas existentes, como já descrevi aqui, no post explicativo do Whey, mas alguns fatos me preocupam.
Na semana passada um rapaz, em uma das academias que frequento, me perguntou sobre onde comprar Whey Isolado da Universal com melhor preço, eu respondi se ele entraria em dieta e ele espantado me disse que não e eu então lhe perguntei porque a preferencia pelo isolado, e ele me disse que o isolado era o melhor whey, que whey concentrado não prestava, fora a quantidade de carbo ...
Eu olhei na mão dele e vi uma coqueteleira com um liquido avermelhado que obviamente era maltodextrose e perguntei, vc toma whey isolado e malto? E a resposta foi sim, porque? Vc se preocupa com o carbo do whey e ingere o carbo do malto, me parece um tanto contraditório e ele respondeu que o isolado "era mais bem absorvido pelo organismo", eu respondi se ele sabia quanto mais bem absorvido e que o melhor absorvido era o hidrolisado, que pode ser obtido através do concentrado ou do isolado e que a diferença maior entre concentrado e isolado estava na lactose e na presença dos carbos. Outra estória que exemplifica bem a relação dos frequentadores de academia com o whey foi a de um rapaz que chegando na academia não queria treinar pois o whey que guardava no armário tinha menos de uma dose e sem whey , antes e depois do treino, não produziria resultados. Essas estórias demonstram que a galera toma whey, nem sabe porque, mas sabe que tem que tomar e acha que não existem alternativas. Usar whey não é uma má estratégia, mas se quisermos um corpo com um mínimo de trabalho precisamos de pelo menos 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal ao dia e o whey apenas faz parte desta conta. A primeira parte desta conta deve ser fornecida pela alimentação e a segunda parte pelos tipos de proteína existentes na forma de suplementos,como : albumina, trigo, soja, caseína e whey. Toda vez que vc precisar de uma proteína de rápida absorção vc deve usar o whey, mas se vc não o tiver disponível , vc deve fazer o que? Não treinar ??? Mas é claro que não, se vc não tiver o whey tome leite !!! Tem muita gente que vai me xingar, mas vc pode tomar leite, ele não é tão rapidamente absorvido, pois ele contém muita caseína, mas é uma excelente proteína. Está sem grana para comprar whey, busque alternativas, lembre-se do ovo e do leite de soja, além do leite e dos suplementos de soja, trigo e a albumina. Use o whey, mas não seja whey dependente, simples assim !!