domingo, 23 de dezembro de 2012

Mousse de Whey - Sobremesa Proteica

Nestas datas festivas, onde o consumo de doces aumenta muito, porque não comer um doce um pouco mais nutritivo ?? Então anotem a receita : uma gelatina diet ; um iogurte natural desnatado ; uma medida de whey ou mix de proteínas e 250ml de água. Modo de fazer : Dissolva a gelatina em 250ml de água quente e deixe esfriar. Misture a gelatina dissolvida e os outros ingredientes no liquidificador ou em um mixer. Leve à geladeira e pronto !!! Vc pode variar os sabores do Whey e das gelatinas: gelatina de maracujá com whey de baunilha, fica muito bom. Para whey de chocolate use uma gelatina sem sabor e as combinações de proteínas de morango, morango com banana e gelatinas de morango, cereja e framboesa ficam excelentes. Esta receita foi desenvolvida por minha esposa Renata e realmente me ajuda muito na fase de definição.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Body Types - Os Tipos Corporais

Para que nós possamos entrar definitivamente nos treinos de hipertrofia, é preciso saber as denominações dos tipos de estruturas dos corpos. Muitas vezes eu utilizarei a nomenclatura :Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo, então observe as tabelas abaixo:
Então o Ectomorfo é aquela pessoa que apresenta um perfil magro, com pouca gordura. Ele geralmente tem os músculos à mostra devido ao baixo índice de gordura corporal e não pela massa magra volumosa. O Mesomorfo já apresenta um corpo mais atlético naturalmente, com um pouco mais de facilidade ao ganho de massa muscular.E o Endomorfo é aquele que apresenta uma boa massa muscular, mas com certo acúmulo de gordura e com certa dificuldade para perdê-la. Cada tipo deve ter um treino apropriado para que se aproveite melhor as características individuais, obviamente que isto já deve ser feito sempre, pois mesmo tendo o mesmo tipo, 2 pessoas apresentarão características diferentes e mesmo seguindo uma linha geral, muitos detalhes individuais devem ser pensados. Infelizmente, comete-se, na maioria das academias, um dos maiores erros da musculação: treinam todos os alunos da mesma forma, ou seja, a mesma série, pré- estabelecida, para todos, cuidado !!!!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Gold`s Gym - The Mecca of Bodybuilding

A mais famosa academia de todos os tempos, conhecida como " A Meca Dos Fisiculturistas", a Gold`s Gym foi e é a casa de grandes nomes do esporte, entre eles, simplesmente Arnold Scharzenegger e Jay Cutler, só 12 títulos do Olympia entre esses dois, mais: Lou Ferrigno ( o Hulk e grande atleta), Tom Platz, Franco Columbo, os irmãos Mentzer entre outros.
Fundada em 1965 em Venice, Califórnia, EUA, por Joe Gold, hoje ela está em 36 estados americanos e em mais 30 países.
Ginásios grandiosos e muito bem aparelhados, frequentados por todos os tipos de pessoas, incluindo celebridades, atores e grandes atletas da musculação, fazem justiça ao apelido de "Mecca".
Sem contar que a história da Gold`s confunde-se com a história do fisiculturismo, como mostra a foto abaixo: Arnold, Frank Zane ( também ganhador do Olympia) e Dave Drapper após um treino na Mecca
E pode ter certeza, deve ser muito incrível treinar ao lado dos melhores do mundo
ou somente estar na melhor academia do mundo
mais informações em www.goldsgym.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dana Linn Bailey

Essa é Dana Linn Bailey, uma de minhas atletas favoritas. Todos os treinos dela são muito interessantes, confiram e aprendam. Neste vídeo um trabalho de deltóides.

Treino de Resistência Muscular

Este é um dos métodos de treinamento mais controversos do mundo dos bodybuilders. Muitos acham que este treino é um treino exclusivo para definição, mas vamos aos fatos: O treino de resistência é caracterizado por repetições acima de 20 com cargas apropriadas para tais. O importante neste treino, é utilizar a carga perfeita para que as ultimas repetições sejam de máximo esforço. Se utilizar uma carga baixa demais, o esforço será menor e se usar cargas elevadas, não conseguirá o atingir o número pré estabelecido de reps. Elevado número de reps,em torno de 30 a 40 , ininterruptos, esgotam os níveis de ATP e glicogênio muscular, deixando os ácidos graxos, produzidos quando as gorduras são quebradas, como o combustível para a realização do exercício, neste caso, o exercício promoveria, então, queima de gordura, o que aumentaria a definição muscular. Porém, de nada adianta este tipo de exercício, se sua dieta não estiver em balanço negativo, ou seja, dieta de definição. Caso contrário, dieta em balanço positivo, vc estará criando resistência muscular. Que é um treino muito utilizado por atletas de lutas marciais, jogadores de futebol, maratonistas e nadadores de provas longas. Para nós, musculadores, este treino pode ser muito interessante, tanto na fase de definição, quanto na fase de hipertrofia, pois permite um processo de recrutamento progressivo de várias fibras musculares, o que é muito interessante. Então use a cabeça e varie seu treino!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pré-exaustão para bíceps

Quando comecei a escrever esse blog, eu só queria expressar meu ponto de vista e tentar ensinar o básico para as pessoas que treinavam comigo. Assim elas teriam um local seguro para consultas. Porém eu estou tendo muitas visitas de todo o mundo, até da Rússia, e também recebendo e-mails com várias perguntas, as quais tento responder à medida do possível, e nada mais justo que as perguntas mais interessantes apareçam aqui como posts. Então, já agradecendo o Luis Fernando de Goiânia pelos elogios, vamos ao assunto: " Caro amigo Tazzo, quero lhe agradecer pelas informações que vc nos passa, sempre de maneira clara e eficiente. Sou de Goiania e treino faz 2 anos e sou seu assíduo leitor, tenho 23 anos. Pelo que li no blog a respeito da pré exaustão, ela não pode ser executada para o bíceps, porque a maioria ou todos os exercícios sobrecarregam diretamente o ante-braço e se usa o cotovelo como articulação principal, ou seja ele é mono articulado, to certo? " À resposta, caro Luis : É possível sim executar a pré exaustão para bíceps usando exercícios que sobrecarreguem menos o ante-braço e o cotovelo, ou pelo menos, com movimentos diferentes aos usados pelas roscas. Como: Usando o Puxador no Pulley para as costas seguido de qualquer forma de rosca. Ou a puxada pela frente com a pegada supinada (como a foto de Jay Cutler abaixo), seguida de rosca.
Ou ainda Remada curvada com pegada supinada ( procure na busca do blog se tiver alguma dúvida) seguida de qualquer rosca. Pode parecer estranho executar exercícios frequentemente usados para costas, para se atingir o bíceps. Mas o que eu sempre digo, tudo é uma convenção, na musculação não existe receitas de bolo e vc pode testar sempre o que mais te beneficiará. Estude as possibilidades e converse com seu instrutor ou atletas mais experientes, eu também estarei por aqui, um abç e muito obrigado pela confiança.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Arginina e Ornitina

L-Ornitina é um aminoácido usado como suplemento dietético e no tratamento da hiperamonemia (excesso de amônia no organismo) e distúrbios hepáticos. Juntamente com a carnitina e a arginina, é usada para mobilizar as gorduras do organismo. Ajuda a estimular o sistema imunológico e tem grande influência na energia corporal, ajuda também na regeneração da célula hepática. Não deve ser usada em pessoas com tendência a esquizofrenia. Em doses elevadas, a L-ornitina pode estimular a glândula pituitária a liberar hormônio do crescimento, podendo apresentar atividade anabólica e, desta forma, melhorar o desempenho físico de atletas. Entretanto, estudos demonstraram que a L-ornitina obtém maior efeito anabólico quando administrada em associação com a L-arginina. As fontes naturais de L-ornitina são alimentos de origem animal como carnes em geral, ovos,leite e derivados. A L-Arginina é o aminoácido precursor do óxido nítrico (NO), da uréia, da ornitina e da agmatina, sendo necessária, também para que o organismo humano faça a síntese de creatina, e pode ser usada para a síntese de poliaminas, citrulina e glutamato. Existe a especulação, ainda sem a devida comprovação científica, que a suplementação alimentar com o aminoácido L-Arginina estimula a liberação de GH (hormônio do crescimento), o que a torna atraente para os atletas interessados em hipertrofia muscular. A arginina é um dos aminoácidos essenciais que compõem as proteínas do corpo, desempenhando papel importante na divisão celular, no processo de cicatrização de ferimentos, na remoção de amônia do corpo, no sistema imunológico e na produção de hormônios. Por se tratar de um precursor do óxido nítrico (NO) a arginina é capaz de melhorar a vasodilatação em algumas condições de exercício, aumentando o fornecimento de nutrientes e oxigênio aos músculos que estão sendo solicitados durante o treinamento físico. Portanto os adeptos de esportes intensos como musculação, natação, ciclismo, atletismo e outros mais, podem se beneficiar com a ingestão de um suplemento alimentar com L-Arginina, melhorando a performance e o ganho de massa muscular.
A dose diária de Ornitina deve estar entre 5 e 10 gr e a Arginina pode ser usada antes (30 a 60 minutos) e ou após o treino, em doses de de 5 a 10 gr.

Pré - Exaustão X Bi - Série

Uma dúvida muito bem levantada pelo meu amigo e aluno Bruninho: A pré-exaustão não é uma bi-série? Vamos lá : De um certo modo a pré-exaustão é um tipo de bi-série, pois realizamos um exercício após o outro sem pausa. Porém o que se convencionou chamar de pré-exaustão é quando executamos um exercício que trabalha um músculo principal usando poucos sinergistas (procure aqui no blog o que é sinergista, se vc ainda não sabe) , para depois executarmos outro que recrutará mais músculos. Também podemos descrever a pré-exaustão como um exercício mono-articulado seguido de um bi ou multi-articulado, visando o aumento do trabalho de um determinado músculo. Falando a língua das academias : Peck Deck seguido de supino.
O peck deck trabalha o peitoral usando apenas o ombro, o supino trabalha usando principalmente o tríceps e o ombro. Muitas vezes quando vc treina o supino, seu tríceps se cansará e o peito pode ainda não ter atingido seu pump. Com a pré-exaustão, com certeza, o peito atingirá seu máximo. Outro exemplo muito bom é a mesa romana (ou cadeira extensora) seguida de agachamento. Já a bi-série visa o "bombeamento" máximo muscular, como por exemplo: rosca direta seguida de rosca Scott ou agachamento seguido de leg press. Vale lembrar que muitos técnicos usam o termo pré-exaustão, também, para uma sequência de treinos anteriores à um exercício multi articulado considerado principal, como por exemplo, o agachamento no final da série de pernas, ou o desenvolvimento no final da série de ombros. Isso faz com que vc utilize menos carga nos exercícios mais complexos a fim de obter os mesmos resultados e evitar as lesões.