domingo, 15 de setembro de 2013

Sibutramina, Stanozolol e Efedrina - grandes erros de estratégia

Perder peso é fácil, o difícil é secar gordura e manter a massa muscular. Se tem algo que me deixa chateado é quando vejo alguém nas academias que frequento perdendo peso muito rápido e de maneira errada, ou melhor, usando o protocolo errado. Já me deparei com pessoas que perderam emprego, relacionamentos, com problemas psicológicos transitórios, perdendo a noção de certo e errado, enfrentando problemas de saúde e até pensando que eram atletas profissionais ou grandes treinadores, pelo uso de medicamentos inadequados e perigosos. Por isso vou explicar aqui porque é um erro usar determinadas substâncias para tentar “definir” seus músculos.
São elas : a Sibutramina, o Stanozolol e a Efedrina
A sibutramina é uma substância aplicada no tratamento de obesidade, vendida mediante prescrição médica. Criada inicialmente como antidepressivo, a sibutramina age no sistema nervoso central, especialmente sobre os neurotransmissores, serotonina , noradrenalina e dopamina. Ela provoca a sensação de saciedade e assim o controle da fome. Mas, de acordo com a ANVISA, são diversos os efeitos colaterais que este medicamento pode apresentar. Destacam-se as reações do cérebro e as cardiovasculares. Podem ocorrer dor de cabeça, boca seca, anorexia, náusea, sudorese, nervosismo , palpitação, hipertensão, dentre outros. A ANVISA ressalta o fato de a sibutramina agir nos neurotransmissores , fazendo com que essas substâncias fiquem disponíveis por mais tempo estimulando os neurônios. Com isso a pessoa que faz uso desse medicamento, sem orientação médica, pode vir a desenvolver problemas psiquiátricos como aversão a comida, insônia, alucinações, agressividade e exaltação do humor, comportamento de risco, ansiedade, dentre outras desordens.
Ou seja, para um fisiculturista, usar sibutramina, significa, perder peso, não perder gordura. E ainda jogar boa parte de sua massa muscular fora , e estar sujeito a todos esses efeitos colaterais.
O Stanozolol é um esteroide anabolizante e é utilizado em seres humanos por diversas indicações, entre elas estão a anemia e o angioedema hereditário. Ele provoca uma melhora no crescimento muscular, produção de células vermelhas, bom aumento da densidade óssea e aumento do apetite, porém a hepatoxicidade é alta, isto quer dizer que exige um esforço acima da média sobre a capacidade do fígado. Isto acontece pois o Stanozolol possui um componente que dificulta que o fígado filtre toda a droga, trata-se de um composto “alfa 17 alquilatado”. Atenção : Stanozolol NÃO EMAGRECE !!! Ele simplesmente promove "ganhos limpos”, sem grande acúmulo de gordura, por isso é usado por alguns fisiculturistas em fase de definição muscular, para que se preserve a massa durante as fases de restrição calórica. Alguns defensores dessa droga podem até dizer que ela acelera o metabolismo basal, mas realmente não há necessidade do seu uso para essa finalidade.
Poderão ocorrer problemas de fígado, sendo que dificilmente estes representem risco de vida, por isso deve-se ficar atento a alguns sinais como urina escura, fadiga, dores abdominais, vômitos e náuseas.
O uso em excesso pode modificar a forma como o organismo produz hormônios naturais, o que te obriga à uma terapia pós ciclo adequada. Mas os casos a seguir requerem assistência médica imediata: mudança na voz (mais grave ou rouquidão), aumento de pelos na face, queda de cabelo, inchaço nas pernas e braços. Para as mulheres deve-se também prestar atenção para alterações no ciclo menstrual e aumento do tamanho do clitóris.
A efedrina é um composto químico , obtido a partir de certas plantas da família das efedráceas, e tem efeitos muito semelhantes aos das anfetaminas. A medida que vai se usando, o organismo vai tendo menor resultado, e o indivíduo começa a aumentar a dose para manter os efeitos e acaba se viciando. Ela pode até acelerar seu metabolismo, mas acaba tornando seu treino um super agente catabólico, pois te leva a praticar um treino excessivo, atingindo limites enganosos e nos próximos dias, após a nova dose, você irá treinar como se seus músculos já estivessem recuperados, porém não tiveram tempo hábil para isso
O simples uso da efedrina pode aumentar a pressão arterial e gerar palpitações, mas podem ocorrer efeitos desastrosos com o abuso dessa substância. Pessoas com problemas cardíacos ou que não saibam da existência de algum problema cardíaco ou de pressão arterial devem ficar longe da efedrina, especialmente da combinação efedrina + cafeína. A superdosagem de efedrina pode causar alucinações, tremores, alterações de humor, tontura, onubilação, vertigem, taquicardia, hipertensão e até levar a morte.
Outros efeitos são : boca seca, insônia, dor de cabeça, ansiedade, náuseas, irritações no estômago ,diarréia, nervosismo e suor em excesso.
Por tanto , para perder gordura pense em saídas lógicas, em esforço e disciplina e não em substâncias milagrosas !!!
Na primeira foto sou eu com 85kg, na segunda com 76kg e no vídeo abaixo registros de 92kg até 69kg.