domingo, 11 de novembro de 2012

Muscularidade - Conceito Fundamental

Antes de explicar como treinar para força, hipertrofia, resistência e potência, eu quero comentar um ponto crucial nas academias. Certo dia assistindo ao vídeo do Olimpya 2012 enquanto treinava, questionei alguns alunos sobre o que diferenciava um competidor de um amador, e aí vieram todas as respostas possíveis, e a mais recorrente foi a de : eles tomam bomba demais. A segunda resposta mais falada foi a de : se eu ganhasse para treinar seria maior que qualquer um deles. Bem a que vai a resposta definitiva da diferença entre um não competidor e um competidor : O conceito de muscularidade!!! Mais o que seria isso? Simples, um competidor sabe que o que conta em um físico é a quantidade de massa magra desenvolvida com muito treino, então ele faz de cada sessão de treino uma verdadeira batalha. Ele sabe se "ver" no espelho. Tantos alunos me pedem avaliações e simplesmente nunca mais falam comigo. Pois o que ele acha que ve, não passa nem perto da realidade. Ele se olha no espelho e se acha melhor que o Jay Cutler, 4 x Mr. Olimpya,
enquanto um competidor se olha e é sempre muito, muito rígido consigo mesmo. Gordura e retenção hídrica não contam no Bodybuilding, em qualquer off dá pra ver quem tem "recheio" e quem não tem. Pessoas que tem medo de dieta, por medo de perder alguns centímetros de braço, não fazem idéia do correto conceito de muscularidade. E para os "monstros" das academias vejam o que Bill Pearl já falava lá nos anos 60 :" Treino regularmente e de forma pesada a região da cintura.Não tem valor aumentar o tamanho muscular à custa da cintura. Não há sentido, pra mim, crescer 3 polegadas de peito e aumentar o mesmo na região média." Ou seja, o 3 x Mr. Universe Pro, há mais de 50 anos atrás já tinha na cabeça um conceito moderno de Muscularidade, porque então, muitos de nós, nos dias de hoje, com tanta informação, temos um conceito atrasado.
E mais : Pearl, assim como John Grimek, Larry Scott, Steeve Reeves, Dave Draper,Reg Park,constituiram físicos enormes sem uso de esteróides anabolizantes, pois viveram numa época anterior aos medicamentos hormonais.