sábado, 2 de fevereiro de 2013

Hardcore Training - qual é o limite

Muito se fala nas academias em treinar pesado, aumentar o peso, em dar o máximo, então os "gigantes" começam a socar peso no supino, na rosca direta e no... Bem acho que só ai mesmo, porque se pelo menos eles socassem peso no agachamento também, eles já estariam evoluindo um pouco. Mas o que será treinar pesado ?? Treinar pesado significa estimular adequadamente um determinado músculo, a fim de obter o máximo estímulo de todas as fibras num processo de recrutamento neuromuscular e de sarcômeros, o que irá gerar uma retenção maior de nutrientes intramusculares, o que pode gerar um aumento de volume e densidade muscular. E eu disse volume e densidade, pois na musculação, um não vale sem o outro. Volume não é nada sem qualidade, e não adianta qualidade sem massa magra.
Então que base usaremos para treinar pesado? Simples, tenha em mente a seguinte ideia: vc deve sempre trabalhar com a carga máxima possível para executar perfeitamente um patamar de 8 à 15 repetições. Outro item : trabalhar com bi e tri-sets ou super-séries e encurtar o descanso entre as séries piramidais, tornam o treino muito mais duro. Trabalhar até a falha é parte mais dura e pesada que um Bodybuilder pode enfrentar!!! Variações biomecânicas podem deixar um "peso leve" dificílimo de se encarar. Então somente aumentar o peso em si, pode não ser a melhor estratégia para aumentar seu volume, mas aumentar o peso e a dificuldade de execução podem gerar uma grande diferença no seu treino. Lembre-se na periodização de seu treino, que existem fases de força e hipertrofia, que devem ser executadas, e existe ainda a individualidade, onde cada um reage de uma maneira diferente. Além disso encontre sua categoria, não se baseie em números de outros e sim nos seus. Tenha um conceito de muscularidade correto na sua cabeça, se todos cometem erros, tentando levantar cargas absurdas e não conseguem resultados, porque vc insistirá nos mesmos erros. E mais, muitos ainda só conseguem suportar cargas elevadas devido ao uso indiscriminado de esteróides androgênicos, cometendo mais um grave erro !!!
Acima James "Flex" Lewis com menos de 96 kilos e Shawn "Flexatronic" Rhoden com aproximadamente 108 kilos, apresentando físicos impressionantes, aos quais devemos nos basear. Compare sempre os monstros da sua academia com os melhores de nosso esporte e tire suas conclusões.