quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Perfil da Atleta - Priscila Nunes - parte 2

Vamos para a segunda e ultima parte da entrevista exclusiva que a atleta Pri Nunes nos concedeu:
MdP - Em relação aos campeonatos como anda sua participação e programação para esse ano?
Bom, esse ano foi muito corrido pra mim, na verdade estreei nos palcos este ano, no Seletivo para o Arnold Classic Brasil, depois dele já fui para o Estreantes no Rio, onde me sagrei Campeã, após, fui para o Mr. Rio, onde fui Vice Campeã e por ultimo competi no Brasileiro IFBB, onde também me sagrei Vice Campeã.Para esse ano ainda não tenho planos. Ano que vem pretendo ir ao Arnold Classic Ohio e Arnold Classic Brasil
MdP - Tem algumas dicas e particularidades, para nossos leitores, em relação aos treinos e dietas?
SEJA ORGANIZADO: se voce quiser seguir uma dieta corretamente, organize toda a sua alimentação antes, divida tudo em marmitas, já na quantidade correta, isso ajuda muito. SEJA REGRADO : não deixe passar os seus horários, isso é primordial e essencial. TENHA PRIORIDADES: Voce não pode querer um corpo legal e sair na balada e beber. Uma coisa não combina com a outra, ou voce quer ter o corpo dos seus sonhos ou voce quer ser baladeiro. Abdique-se em prol do que voce realmente quer.
SEJA DEDICADO: Parece fácil, mas não é. Voce precisa se dedicar muito, mais do que tudo, pois sem dedicação, voce não fará nada, nunca, na sua vida. SEJA SURDO: As pessoas vão falar, e vão falar muito, então...SEJA SURDO! Não escute os outros, faça o que você realmente quer, corra atrás dos seus sonhos, não ouça as pessoas que só querem te por para baixo ou dizer que você não tem capacidade para isso ou aquilo. Prepare-se existem mais pessoas desse tipo do que você imagina!
ACREDITE EM VOCE : Acima de tudo, apesar de tudo...acredite muito em você! Ninguém fará nada por você, é só você contra você mesmo, e você conseguirá se realmente quiser e seguir essas dicas aí de cima!
MdP - E agora use o nosso espaço para dizer o que voce quiser em relação ao nosso esporte:
É o esporte que eu amo, onde me encontrei e onde me realizei !! Hoje ajudo pessoas a correrem atrás de seus sonhos também assim como eu, e isso me realiza muito. Ainda tem muito o que mudar, mas acredito que o Fisiculturismo no Brasil está em uma fase crescente e em uma exposição positiva cada vez maior.
Agradecendo muito essa simpática e excelente atleta por todas as importantes informações, vamos acrescentando que a Priscila Nunes treina atualmente com o marido, e também atleta, Roberto Neder e atua como personal trainer e personal trainer on line e para entrar em contato com ela acesse:
facebook.com/prinunesatleta e youtube.com/user/priscilansbu







domingo, 18 de agosto de 2013

Resistência x Falha


Eu não sei o que acontece, mas acho que a internet anda atrapalhando mais do que ajudando... Há um tempo atrás um “facefriend” meu publicou: tudo sobre o supino, sensacional, leiam. Ok, como vejo tudo, resolvi ler. Tratava-se de um artigo de um professor, muito bom, pensei eu, ai comecei. O cara fez uma análise cinesiológica de todo o movimento, o que costuma impressionar as pessoas que não estão acostumadas a ler livros científicos ,ou didaticos, assim, ombros passam a ser chamados de conjunto gleno-umeral, etc... e daí blá ,blá, blá e resultado: o supino deve ser feito abaixando a barra no meio do peito, BINGO!!! Descobriu a América!! Nenhuma dica, nada de sensacional, só não perdi meu tempo, porque, tenho um bom post, falar sobre o que não se fala sobre o supino.
Eu todo preocupado com a segunda parte da entrevista da Priscila Nunes e um “aluno” , entre aspas, porque apenas o ensino a treinar e até já treinamos juntos, e isso é um defeito meu, pra mim todos são alunos, os que pagam ou não, começou a me mandar artigos discordantes dos meus métodos, e o pior todos embasados em muita, mas muita teoria absurda, mas para um leigo,isso pode levar à muita confusão !!! Eu comecei a responder e mostrar os erros dos artigos, até que me deparei com o seguinte, resumindo: “treinar até a falha nada mais é que treinar resistência, e isso não leva à hipertrofia” e ele, o autor, analisa isso pelo inchaço muscular no treinamento, dizendo que ele só ocorre com menor descanso entre as séries, maior velocidade, e para isso cargas leves. Vamos aos esclarecimentos: primeiro ponto – então quer dizer que vc não incha seus músculos com cargas elevadas? Segundo ponto- quem disse que treinar com menor descanso necessita de cargas leves? O que é uma carga leve? Terceiro ponto, o aumento de fluxo sanguíneo não depende só da velocidade do movimento, médias velocidades e até isometria podem gerar um fluxo sanguíneo até maior. Experimente fazer uma contração sem peso do seu bíceps e perceba suas veias enchendo... Agora a verdadeira confusão foi com o treino de resistência e o treino até a falha. O que difere um do outro é o numero de repetições e a carga utilizada, procure aqui no blog o protocolo do treino de resistência e vc verá a diferença. O treino de falha exige experiência para exatamente dimensionar e direcionar o tipo de treino que vc quer realizar, quando estou treinando um jogador de futebol, ou um corredor, vou dimensionar a carga para uma falha maior que 15 , quando estou treinando um fisiculturista vou dimensionar a carga, para que a falha ocorra entre 10 e 12 movimentos,se ele executar uma ou duas repetições a mais, não há problema, mas costumo não errar, rsrs. E isso é que vai fazer a diferença. Diferença essa que talvez o autor do artigo citado não saiba, vc vai utilizar uma carga correta para estimular a hipertrofia, dentro das condições do atleta, naquele momento, no off será uma no cut, outra.E vai treinar até a falha com a carga adequada, treinar até a falha, não significa de maneira alguma, usar cargas baixas. Então estudem aqui no meu blog, os protocolos de força, resistência e hipertrofia e pesquisem muito antes de tirarem a suas conclusões.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Perfil do Atleta - Priscila Nunes - parte 1

Vamos começar uma nova seção aqui no blog, é o Perfil do Atleta, aqui atletas e ex-atletas contarão um pouco mais do esporte e de suas vidas, e claro muitas dicas e segredos de treinos e dietas. E com muito orgulho começaremos em alto nível com a atleta Pri nunes, vamos lá: MdP - Priscila, vamos à uma breve apresentação: quantos anos vc tem, aonde nasceu, aonde mora, qual sua formação e profissão atual e há quanto tempo treina?
Meu nome é Priscila Nunes Buselatto, tenho 28 anos,sou natural de Vacaria, Rio Grande do Sul, onde morei até meus 15 anos. Depois fui morar com minha família em Florianópolis, Santa Catarina, onde fiquei até 2010 e então, após conhecer meu marido vim morar em Leopoldina, Minas Gerais. Sou formada em Segurança do Trabalho e acadêmica de Educação Física. Atualmente sou Personal Trainer e Consultora de Treinamentos (on line inclusive) para esportes de competição e não competição. Treino há 13 anos.
MdP- Porque e como vc começou a treinar?
Comecei a treinar porque tinha medo de engordar, pois desde nova era vaidosa e preocupada com meu corpo. Então comecei em uma academia logo que cheguei em Floripa. Lembro como se fosse hoje o meu primeiro dia na academia, me senti em casa !!
MdP- Qual a sua categoria e porque a escolheu?
Sou atleta da Categoria Women´s Physique, uma categoria nova no Brasil. Decidi optar por ela porque foi aonde consegui enquadrar meu físico, e realmente acertei.
MdP- Qual a sua rotina diária de treinamento? Como costuma dividir e executar seu treino?
Treino 6 vezes na semana, cada dia trabalho um ou dois grupos musculares. Fico em média 1 hora por dia na academia, mas isso varia de acordo com o treino e se faço aeróbico. A divisão do meu treino depende mais da época (off ou cutting),mas sempre prefiro, por exemplo, dividir os dias de pernas (quadríceps, posterior de perna e glúteo), sinto que posso trabalhar melhor os músculos em dias isolados.
MdP- Como é sua dieta habitual ? Off limpo ou sujo?
A dieta também depende da época, claro que mesmo em off, tento manter uma dieta de ganho e sempre o mais limpa possível, mas me dou ao luxo de, aos finais de semana, comer algo que eu goste. Já em época de competição sou extremamente regrada e não fujo da dieta em nenhuma refeição, como nos horários e ando com minha balança a tira colo...rsrs. Geralmente faço de 6 à 7 refeições diárias, sempre com carbos e proteínas, assim como fibras, frutas, verduras e legumes, e também a suplementação e claro muita água.

Até agora muito legal, mas a Pri Nunes ainda falou muita coisa interessante pra gente, aguardem a parte 2, imperdível
Mas se vc quiser saber mais da atleta e personal Pri Nunes vá até o canal dela no youtube
youtube.com/user/priscilansbu

sábado, 3 de agosto de 2013

O aquecimento

O aquecimento é uma etapa importantíssima do treino e aqui vai a primeira dica, ele deve ser feito tanto nos dias quentes como nos frios, mas como ele deve ser feito? Vamos aos fatos: vc já deve ter visto aquele colega da academia que mal chega e já começa se alongar todo, pois aqui vai a segunda e maior dica: ALONGAMENTO NÃO É AQUECIMENTO !!!! Pelo contrário, o alongamento só deve ser feito quando vc já estiver quente. O alongamento, alonga as fibras musculares, e se realizado de maneira errada pode te causar uma distensão, além do que vários estudos demonstram que o alongamento antes da musculação prejudica os rendimentos de força. Assim o aquecimento pode ser feito em duas etapas: primeiro vc pode ir à esteira ou à bicicleta de 5 à 10 minutos para um aumento da temperatura corporal e depois com ajuda de pesos leves ou barras sem pesos realizar as primeiras séries de maneira tranquila. Vc poderá aquecer todos os músculos, ou apenas os que irá utilizar no treino do dia. Por exemplo: Vai treinar peito, então realize os movimentos de levantamento lateral, frontal, de tríceps, francês ou no pulley e depois um pack deck para os músculos do peitoral. Movimentos de rotação do ombro, como se vc estivesse mexendo um caldeirão para aquecer o manguito rotador (em breve falarei dele aqui) e movimentos de rotação para frente e para trás também são excelentes para aquecer esta articulação. Não se esqueça que todas as primeiras séries de cada exercício devem ser realizadas com pesos moderados, não importando em que parte do treino vc esteja e principalmente quando estiver iniciando um músculo. Então nada de ficar se alongando inteiro assim que pisar na academia e minimize seus riscos de lesão!!!
Foi o Vini, Vinicius Silveira, que me deu a sugestão do tema para este post e a foto final é com " meus meninos " Raphael Boaventura, Vini e Felipe Venditti, galera dedicada!!!

Treino Quadríceps, Atleta Pri Nunes, Women's Physique e a galera que sabe tudo





Após assistirem o vídeo acima, de uma excelente atleta, a Priscila Nunes, vamos à alguns fatos:
Não referente ao treino impecável da Priscila, mas à um fato ocorrido quando eu e mais uma aluna e um aluno treinávamos, juntos, há uns 3 meses atrás, fazendo exatamente o mesmo treino, que visa manter a tensão sobre o quadríceps durante toda a execução. Normalmente peço que a subida fique entre 50 e 60% do movimento e usamos o Smith para facilitar, porém o faço também no agacho livre. Até ai tudo bem, até notarmos que uma aluna de outro personal reprovava e ria de nosso treino, como se quisesse dizer que estávamos totalmente errados, fato notado pela minha aluna e depois comentado comigo. Como na hora eu estava concentrado, nem notei, e como não gosto de estragar a convicção de ninguém, pois vc deve acreditar em suas convicções, também não explicaria o que estávamos fazendo, mas este post é inteiramente dedicado à ela e seu personal, para ampliarem seus míseros conhecimentos, rsrsrs, quero só dizer que essa técnica é uma técnica antiga de HIT, e esse vídeo postado pela Pri Nunes é do dia 27/o7, eu não sou personal youtube, kkk