O mais controverso treino de HIT que existe é sem dúvida o de Repetições Forçadas e Repetições Negativas.
Vc com certeza já viu aquele cara na sua academia, que enche de peso a barra de supino e pede para alguém ajuda-lo, porem essa pessoa não só o ajuda, mas acaba tendo que treinar também e praticamente ergue a carga sozinho. Mas as repetições forçadas e as negativas são excelentes técnicas de HIT adaptado, e o que é HIT Adaptado ? Claro que esse assunto merece um post só pra ele, que em breve farei, mas para que vc tenha uma idéia geral : Quem criou o sistema de High Intensity Training, treinamento de alta intensidade, HIT, foi Arthur Jones, propondo uma nova rotina de treinos, onde os atletas atingiriam a falha muscular momentânea, com descansos curtos, cargas elevadas , máxima tensão muscular e tudo isso nas suas máquinas Nautilus. Só pra não passar em branco o atleta escolhido por Jones para demonstrar a eficácia, tanto do método, qto dos aparelhos Nautilus, foi Casey Viator. Depois disso Mike Mentzer e seu irmão Ray, adaptaram as técnicas de Jones, técnicas essas usadas e readaptadas até hoje. Por isso nós treinamos sempre em HIT Adaptado.Mas voltando aos treinos, Repetições Forçadas: Técnica bastante simples de se executar com êxito, digamos que vc esteja em um treino de hipertrofia, só por exemplo, pois vc pode forçar as reps em qualquer rotina, vc colocará carga suficiente para realizar de 4 a 6 movimentos, após atingir a falha, vc pedirá auxilio para mais 1 ou 2 reps, chegando assim há um ponto além da falha. Caso vc queira um treino com reps mais elevadas, basta vc colocar carga para atingir a falha em 10 ou 12 reps. Claro que vc deve pedir auxilio prévio e já deixar seu parceiro a postos. Mas e aquele cara que soca peso e é o outro quem faz ? Ele não esta de todo errado, mas é preciso dominar a técnica corretamente, para se obter resultados. Repetições Negativas : aplicando-se a técnica correta as negativas são uma das técnicas de maior tensão muscular do Bodybuilding World !!!Vejamos a técnica de execução , mas para isso, temos que saber que o exercício tem 3 fases, a concêntrica , onde o músculo se contrai sob tensão; a excêntrica, onde o músculo alonga sob tensão e a fase isométrica, onde o músculo sustenta a carga sem realizar movimento, traduzindo tem a fase onde vc levanta a carga, chamada nas academias de fase positiva, tem a fase que vc desce a carga chamada de negativa e tem a fase que quase ninguém usa ou nem sabe que existe, onde vc sustenta a carga, chamada de fase estática.
Eu acho engraçado qdo algum aluno vem me dizendo algo como: olha o que Ben Pakulski (www.benpakulski.com) inventou; olha esse treino do Dennis James...Todas as técnicas ou teorias apresentadas ou são hit adaptado ou são adaptações das adaptações, assim Ben Pakulsky disse que em média uma série deve durar de 40 a 60 segundos, para que haja uma tensão satisfatória no músculo, ok, tudo certo, mas guarda isso e vamos para a rep negativa: a técnica é simples vc deve colocar uma carga correspondente a 10 ou 20 % acima da sua repetição máxima, chamar um ou dois ajudantes para realizarem a fase positiva do movimento e descer a carga lentamente, num tempo aproximado de 4 a 6 segundos por repetição. Qdo vou usar essa técnica costumo fazer ou ensinar da maneira que meu primeiro técnico, o Marcão, me ensinou, lá em 87: coloco uma carga para realizar 4 ou 5 movimentos normais, peço a dois amigos que realizem a fase positiva do exercício e realizo um mínimo de 10 repetições descendo a carga em um tempo entre 5 e 6 segundos. Mas pensa um pouco 10 reps, de 5 a 6 segundos por rep, total de 50 a 60 segundos por série, certo ? Qto foi mesmo que o Ben Pakulski “descobriu” ser o ideal por série ???
músculos de pedra
um guia atualizado de musculação. Aqui apenas postamos informações, não prescrevemos treinos, dietas e nem recomendamos o consumo de nehum tipo de produto. Consulte sempre um profissional da área.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
IFBB - Women's Bodybuilding, Women's Physique, Men's Physique, Alex dos Anjos e Flex Lewis
Voltando das férias vou falar sobre alguns assuntos que vem me chamando a atenção em relação ao nosso esporte.
Em primeiro lugar a errônea decisão, ou melhor, a primeira errônea decisão, da toda poderosa IFBB (International Federation of BodyBuilding and Fitness) em acabar com a categoria Culturismo Feminino ou Female Bodybulding. Uma das mais tradicionais categorias do nosso esporte, com adeptos no mundo inteiro, foi eliminada de quase todas as competições, me parece que permanecerá em alguns eventos americanos e no Olympia, sem motivos reais. Fala-se nos bastidores que a imagem dessas mulheres não é “comercial”, ou seja, não vende e não traz benefícios à entidade. Mas espera um pouco, quer dizer que Iris Kyle não é um ícone em nosso esporte?? Com certeza ela é, sem contar as belas Aline Popa e as brasileiras Simoninha e Anne Freitas, só pra citar as mais conhecidas, entre tantas outras. Mas será que talvez elas não representem bem o mundo “Fitness” ?? Talvez essa seja a grande questão com a qual a sra. IFBB não esteja sabendo lidar . Há uma enorme diferença entre o mundo Fitness e o BodyBuilding, não adianta jogar tudo na mesma panela, vamos aos fatos: o termo fitness se refere à uma aparência saudável, um porte atlético, baixo percentual de gordura corporal, boa alimentação, esportes em geral, inclusive os praticados em academias, moda fitness, etc. É um universo próximo ao Fisiculturismo ou à Musculação Atlética/Esportiva, mas temos uma diferença básica e fundamental : somos BodyBuilders, não importa se o “BF” (body fat) esta alto ou baixo, não interessa se estamos competindo ou não, estamos sempre treinando e buscando uma constituição muscular muitas vezes impossível. Quer saber o que move um BB (bodybuilder)? Quem nos move é uma vontade inabalável e perigosa de sermos Jay, Kai e Phill, e mtas vezes não medimos as consequências para isso!!! E para nós o Female Bodybuilding vende, é mto comercial e todo fisiculturista aprecia o excessivo trabalho muscular feminino, pois sabe o qto custa para conquista-lo.
Vc quer ver um exemplo da diferença entre o Fitness e o BodyBuilding? A IFBB criou uma categoria chamada Men's Phisyque, uma excelente jogada de marketing e uma categoria teoricamente mto interessante, veja a descrição dela segundo a IFBB: - Volume e definição muscular moderado. Os atletas deverão ser visualizados com a ênfase em um físico "Saudável, normal, atlético”. Músculos firmes com baixo percentual de gordura. A proporcionalidade entre tronco e membros inferiores deve seguir o shape em forma de “V”. fonte: federação brasiliense de fisiculturismo. Vejam agora como o site Bodybuilding.com tenta explicar essa categoria: “The rules of the division state that the judges are looking for fit contestants who display proper shape and symmetry combined with muscularity and overall condition. Extreme muscularity is to be marked down. That leaves room for interpretation as to what is extreme. Yet, when you look at the competitors in this lineup you begin to get an idea of the "look."
The keys to victory are simple aesthetics: symmetry, presentation, conditioning without being too vascular, and shredded muscles.” Ou seja : extreme muscularity não é o que define a categoriaNela os atletas competem de bermuda de surfista, pois como dito no padrão, ela é feita para que corpos naturais possam competir e ainda sem o trabalho de pernas e glúteos. A forma de apresentação dos atletas ( sim, eles são atletas e com todo o mérito da palavra) desta categoria é diferente das categorias do fisiculturismo, pois é uma categoria FITNESS, ela não é BODYBUILDING, ela é uma excelente forma de entrada no mundo das competições para os iniciantes ou para aqueles que não querem se apresentar com as coreografias e sungas dos Bodybuilders ou Musculadores, e claro para quem se enquadra no porte físico exigido, que ,então, não precisará teoricamente de grandes esforços para tal e para aqueles que não pensam, não podem ou não querem ter um físico maior, e vejam bem radicais de plantão : Isso se trata de uma opção, não há aqui nenhuma forma de crítica ou preconceito!!. E só um adicional aí, já ando vendo mtos atletas da Physique distoando em mto do que a IFBB pede, será que nem ela consegue definir o que quer ??
Do outro lado temos a tbm acertada criação da Women’s Phisique,
ela foi feita para aquelas mulheres que já estão acima do Fitness mas não atingiram a categoria Culturismo Feminino, ao contrário da masculina, a Physique feminina é uma competição de bodybuilding, onde as atletas competem da mesma forma que nas outras categorias de Musculação Esportiva. Será que vcs conseguem visualizar como a IFBB está meio confusa em relação ao que é Bodybuilding e o que é Fitness e como balancear as duas coisas ? Duas categorias com o mesmo nome, a masculina é Fitness e a feminina é BB, tudo é esporte, mas há uma grande diferença como visto aqui. O Fitness e o Bodybuilding podem até viver em harmonia, mas são mto diferentes nas suas regras e ideais e se há espaço para categorias fitness, não há porque se eliminar categorias de bodybuilding.
Vamos agora a segunda decisão errônea da IFBB, a suspensão do atleta Alex dos Anjos. Ele foi suspenso por um ano das competições IFBB por participar de um evento da entidade concorrente, a NABBA, mas não competindo, apenas cumprindo um compromisso de seu patrocinador, entregando a premiação, ou seja, apenas compareceu ao evento, trabalhando pelo patrocínio que recebe !!! Eu juro que não gostaria de falar isso, mas é a política atrapalhando mais uma vez o nosso esporte. E para quem foi essa punição ?? Para o Atleta ou para seu Técnico e Mentor ?? A IFBB é mto grande para tal ato e eu, um nanico solitário aqui, não posso me calar diante de tal, me desculpem.
E o Flex Lewis ?? o que tem a ver com tudo isso?? Qdo eu mencionei que existem atletas extrapolando o padrão da Men’s Phisique e que alguns chegam ate a perder massa muscular para competir nela, eu lembrei na hora do Flex, até qdo o físico dele vai aguentar permanecer na 212 ?? Coragem Flex, sair do topo do mundo para encarar monstros e talvez ficar somente entre os “Top Ten” requer a CORAGEM que só um verdadeiro BODYBUILDER tem !!!
Em primeiro lugar a errônea decisão, ou melhor, a primeira errônea decisão, da toda poderosa IFBB (International Federation of BodyBuilding and Fitness) em acabar com a categoria Culturismo Feminino ou Female Bodybulding. Uma das mais tradicionais categorias do nosso esporte, com adeptos no mundo inteiro, foi eliminada de quase todas as competições, me parece que permanecerá em alguns eventos americanos e no Olympia, sem motivos reais. Fala-se nos bastidores que a imagem dessas mulheres não é “comercial”, ou seja, não vende e não traz benefícios à entidade. Mas espera um pouco, quer dizer que Iris Kyle não é um ícone em nosso esporte?? Com certeza ela é, sem contar as belas Aline Popa e as brasileiras Simoninha e Anne Freitas, só pra citar as mais conhecidas, entre tantas outras. Mas será que talvez elas não representem bem o mundo “Fitness” ?? Talvez essa seja a grande questão com a qual a sra. IFBB não esteja sabendo lidar . Há uma enorme diferença entre o mundo Fitness e o BodyBuilding, não adianta jogar tudo na mesma panela, vamos aos fatos: o termo fitness se refere à uma aparência saudável, um porte atlético, baixo percentual de gordura corporal, boa alimentação, esportes em geral, inclusive os praticados em academias, moda fitness, etc. É um universo próximo ao Fisiculturismo ou à Musculação Atlética/Esportiva, mas temos uma diferença básica e fundamental : somos BodyBuilders, não importa se o “BF” (body fat) esta alto ou baixo, não interessa se estamos competindo ou não, estamos sempre treinando e buscando uma constituição muscular muitas vezes impossível. Quer saber o que move um BB (bodybuilder)? Quem nos move é uma vontade inabalável e perigosa de sermos Jay, Kai e Phill, e mtas vezes não medimos as consequências para isso!!! E para nós o Female Bodybuilding vende, é mto comercial e todo fisiculturista aprecia o excessivo trabalho muscular feminino, pois sabe o qto custa para conquista-lo.
Vc quer ver um exemplo da diferença entre o Fitness e o BodyBuilding? A IFBB criou uma categoria chamada Men's Phisyque, uma excelente jogada de marketing e uma categoria teoricamente mto interessante, veja a descrição dela segundo a IFBB: - Volume e definição muscular moderado. Os atletas deverão ser visualizados com a ênfase em um físico "Saudável, normal, atlético”. Músculos firmes com baixo percentual de gordura. A proporcionalidade entre tronco e membros inferiores deve seguir o shape em forma de “V”. fonte: federação brasiliense de fisiculturismo. Vejam agora como o site Bodybuilding.com tenta explicar essa categoria: “The rules of the division state that the judges are looking for fit contestants who display proper shape and symmetry combined with muscularity and overall condition. Extreme muscularity is to be marked down. That leaves room for interpretation as to what is extreme. Yet, when you look at the competitors in this lineup you begin to get an idea of the "look."
The keys to victory are simple aesthetics: symmetry, presentation, conditioning without being too vascular, and shredded muscles.” Ou seja : extreme muscularity não é o que define a categoriaNela os atletas competem de bermuda de surfista, pois como dito no padrão, ela é feita para que corpos naturais possam competir e ainda sem o trabalho de pernas e glúteos. A forma de apresentação dos atletas ( sim, eles são atletas e com todo o mérito da palavra) desta categoria é diferente das categorias do fisiculturismo, pois é uma categoria FITNESS, ela não é BODYBUILDING, ela é uma excelente forma de entrada no mundo das competições para os iniciantes ou para aqueles que não querem se apresentar com as coreografias e sungas dos Bodybuilders ou Musculadores, e claro para quem se enquadra no porte físico exigido, que ,então, não precisará teoricamente de grandes esforços para tal e para aqueles que não pensam, não podem ou não querem ter um físico maior, e vejam bem radicais de plantão : Isso se trata de uma opção, não há aqui nenhuma forma de crítica ou preconceito!!. E só um adicional aí, já ando vendo mtos atletas da Physique distoando em mto do que a IFBB pede, será que nem ela consegue definir o que quer ??
Do outro lado temos a tbm acertada criação da Women’s Phisique,
ela foi feita para aquelas mulheres que já estão acima do Fitness mas não atingiram a categoria Culturismo Feminino, ao contrário da masculina, a Physique feminina é uma competição de bodybuilding, onde as atletas competem da mesma forma que nas outras categorias de Musculação Esportiva. Será que vcs conseguem visualizar como a IFBB está meio confusa em relação ao que é Bodybuilding e o que é Fitness e como balancear as duas coisas ? Duas categorias com o mesmo nome, a masculina é Fitness e a feminina é BB, tudo é esporte, mas há uma grande diferença como visto aqui. O Fitness e o Bodybuilding podem até viver em harmonia, mas são mto diferentes nas suas regras e ideais e se há espaço para categorias fitness, não há porque se eliminar categorias de bodybuilding.
Vamos agora a segunda decisão errônea da IFBB, a suspensão do atleta Alex dos Anjos. Ele foi suspenso por um ano das competições IFBB por participar de um evento da entidade concorrente, a NABBA, mas não competindo, apenas cumprindo um compromisso de seu patrocinador, entregando a premiação, ou seja, apenas compareceu ao evento, trabalhando pelo patrocínio que recebe !!! Eu juro que não gostaria de falar isso, mas é a política atrapalhando mais uma vez o nosso esporte. E para quem foi essa punição ?? Para o Atleta ou para seu Técnico e Mentor ?? A IFBB é mto grande para tal ato e eu, um nanico solitário aqui, não posso me calar diante de tal, me desculpem.
E o Flex Lewis ?? o que tem a ver com tudo isso?? Qdo eu mencionei que existem atletas extrapolando o padrão da Men’s Phisique e que alguns chegam ate a perder massa muscular para competir nela, eu lembrei na hora do Flex, até qdo o físico dele vai aguentar permanecer na 212 ?? Coragem Flex, sair do topo do mundo para encarar monstros e talvez ficar somente entre os “Top Ten” requer a CORAGEM que só um verdadeiro BODYBUILDER tem !!!
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
As dietas do Verão e 6 truques que realmente funcionam
O verão vem chegando, as academias lotando, aquela galera que passa o ano todo se matando, comendo e fazendo tudo errado, passa num instante a serem experts em dietas e treinos, principalmente pela enorme quantidade de informações disponíveis na internet, só que como já disse várias vezes, os leigos e metidos a personal, não conseguem interpretar as imagens do Youtube e muito menos discernir sobre o certo e o errado !!! Assim vc vê no face a gordinha indicando a melhor forma de usar o Lipo 6, dizendo que realmente funciona, o retido dizendo que vai zerar os carbos e por ai vai...
A estória é a seguinte, vou mandar aqui atitudes simples que ajudarão muito a quem quer perder gordura de uma maneira correta, “truques” que na verdade não são truques e que se forem feitos ao longo do ano lhe trarão muitos benefícios.
Todos sabem que para emagrecer é preciso um balanço calórico negativo, ou seja, comer menos do que se gasta com as atividades diárias, porém é preciso ter cuidado com essa lógica, pois não podem faltar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, assim as calorias devem ser cortadas aonde sejam desnecessárias, ou seja, doces, refrigerantes, frituras e achocolatados devem ser evitados, a partir dai, vamos ao que interessa:
Truque 1 : troque todos os carboidratos simples pelos seus correspondentes complexos, ou seja, mude para arroz integral, macarrão integral, pão integral, a quantidade de carbo é muito parecida, mas os integrais tem índice glicêmico mais baixo, ou de uma maneira simples, solicitam menos insulina no organismo e são digeridos mais lentamente retardando sua fome;
Truque 2 : Só consuma leite desnatado e iogurtes naturais e desnatados, requeijão e queijo branco só light e consuma ricota e queijo cottage, não consuma refrigerantes diet ou light, eles podem ter poucas calorias, mas contém substâncias que elevam muito os níveis de insulina e sódio;
Truque 3 : Consuma suplementos com cafeína, cromo picolinato e l- carnitina. A cafeína é um poderoso termogênico e estimulante, o cromo ajuda muito na metabolização do açúcar pelo organismo e a carnitina auxilia no metabolismo da gordura, essas substâncias não devem ser consumidas por pessoas que apresentem qualquer problema cardíaco, renal ou hepático, consulte seu médico antes de consumir qualquer tipo de medicamento, suplemento ou vitamina;
Truque 4 : Seu apetite é muito grande? Sente fome demais? Todo começo de dieta é difícil, consumir menos calorias, mesmo que sejam desnecessárias é difícil, então consuma uma fruta, de preferência frutas cítricas, antes das refeições. Além de conter o ácido cítrico, que possui várias propriedades que auxiliam o sistema imunológico e a viscosidade do sangue, elas possuem os flavonoides cítricos que auxiliam na redução dos lipídios.
Truque 5 : Atrase seu café da manhã. Os bodybuilders já descobriram que um treino aeróbico em jejum usa as reservas de gordura de forma eficiente, claro que não devemos esquecer da proteína muscular, que tbm será usada e deve ser devidamente reposta. Porém se vc não tem tempo para um treino aeróbico ou não se sente bem com a atividade em jejum, atrase seu café da manhã e faça suas atividades normais por 30 minutos ou uma hora em jejum, isso já lhe trará boas melhoras;
Truque 6 : Se vc treina com pesos, então faça treinos aeróbicos após o treino de musculação. O princípio é simples e lógico : após o treino o corpo começa a reparar as micro - lesões feitas pelo treino, utilizando os carbos e as proteínas disponíveis e é exatamente nessa hora que vc inicia o treino aeróbico, obrigando seu organismo a utilizar também a gordura como fonte de energia
Essas pequenas ações, ao longo do ano, lhe ajudarão no combate a gordura
Nas fotos o Off e o Pré de Lee Priest e Flex Lewis
A estória é a seguinte, vou mandar aqui atitudes simples que ajudarão muito a quem quer perder gordura de uma maneira correta, “truques” que na verdade não são truques e que se forem feitos ao longo do ano lhe trarão muitos benefícios.
Todos sabem que para emagrecer é preciso um balanço calórico negativo, ou seja, comer menos do que se gasta com as atividades diárias, porém é preciso ter cuidado com essa lógica, pois não podem faltar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, assim as calorias devem ser cortadas aonde sejam desnecessárias, ou seja, doces, refrigerantes, frituras e achocolatados devem ser evitados, a partir dai, vamos ao que interessa:
Truque 1 : troque todos os carboidratos simples pelos seus correspondentes complexos, ou seja, mude para arroz integral, macarrão integral, pão integral, a quantidade de carbo é muito parecida, mas os integrais tem índice glicêmico mais baixo, ou de uma maneira simples, solicitam menos insulina no organismo e são digeridos mais lentamente retardando sua fome;
Truque 2 : Só consuma leite desnatado e iogurtes naturais e desnatados, requeijão e queijo branco só light e consuma ricota e queijo cottage, não consuma refrigerantes diet ou light, eles podem ter poucas calorias, mas contém substâncias que elevam muito os níveis de insulina e sódio;
Truque 3 : Consuma suplementos com cafeína, cromo picolinato e l- carnitina. A cafeína é um poderoso termogênico e estimulante, o cromo ajuda muito na metabolização do açúcar pelo organismo e a carnitina auxilia no metabolismo da gordura, essas substâncias não devem ser consumidas por pessoas que apresentem qualquer problema cardíaco, renal ou hepático, consulte seu médico antes de consumir qualquer tipo de medicamento, suplemento ou vitamina;
Truque 4 : Seu apetite é muito grande? Sente fome demais? Todo começo de dieta é difícil, consumir menos calorias, mesmo que sejam desnecessárias é difícil, então consuma uma fruta, de preferência frutas cítricas, antes das refeições. Além de conter o ácido cítrico, que possui várias propriedades que auxiliam o sistema imunológico e a viscosidade do sangue, elas possuem os flavonoides cítricos que auxiliam na redução dos lipídios.
Truque 5 : Atrase seu café da manhã. Os bodybuilders já descobriram que um treino aeróbico em jejum usa as reservas de gordura de forma eficiente, claro que não devemos esquecer da proteína muscular, que tbm será usada e deve ser devidamente reposta. Porém se vc não tem tempo para um treino aeróbico ou não se sente bem com a atividade em jejum, atrase seu café da manhã e faça suas atividades normais por 30 minutos ou uma hora em jejum, isso já lhe trará boas melhoras;
Truque 6 : Se vc treina com pesos, então faça treinos aeróbicos após o treino de musculação. O princípio é simples e lógico : após o treino o corpo começa a reparar as micro - lesões feitas pelo treino, utilizando os carbos e as proteínas disponíveis e é exatamente nessa hora que vc inicia o treino aeróbico, obrigando seu organismo a utilizar também a gordura como fonte de energia
Essas pequenas ações, ao longo do ano, lhe ajudarão no combate a gordura
Nas fotos o Off e o Pré de Lee Priest e Flex Lewis
A geração Whey Dependente
O “pulo do gato” da indústria de nutrição esportiva está formando uma verdadeira geração de dependentes. Não que a proteína do soro do leite não seja uma das melhores fontes proteicas existentes, como já descrevi aqui, no post explicativo do Whey, mas alguns fatos me preocupam.
Na semana passada um rapaz, em uma das academias que frequento, me perguntou sobre onde comprar Whey Isolado da Universal com melhor preço, eu respondi se ele entraria em dieta e ele espantado me disse que não e eu então lhe perguntei porque a preferencia pelo isolado, e ele me disse que o isolado era o melhor whey, que whey concentrado não prestava, fora a quantidade de carbo ...
Eu olhei na mão dele e vi uma coqueteleira com um liquido avermelhado que obviamente era maltodextrose e perguntei, vc toma whey isolado e malto? E a resposta foi sim, porque? Vc se preocupa com o carbo do whey e ingere o carbo do malto, me parece um tanto contraditório e ele respondeu que o isolado "era mais bem absorvido pelo organismo", eu respondi se ele sabia quanto mais bem absorvido e que o melhor absorvido era o hidrolisado, que pode ser obtido através do concentrado ou do isolado e que a diferença maior entre concentrado e isolado estava na lactose e na presença dos carbos. Outra estória que exemplifica bem a relação dos frequentadores de academia com o whey foi a de um rapaz que chegando na academia não queria treinar pois o whey que guardava no armário tinha menos de uma dose e sem whey , antes e depois do treino, não produziria resultados. Essas estórias demonstram que a galera toma whey, nem sabe porque, mas sabe que tem que tomar e acha que não existem alternativas. Usar whey não é uma má estratégia, mas se quisermos um corpo com um mínimo de trabalho precisamos de pelo menos 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal ao dia e o whey apenas faz parte desta conta. A primeira parte desta conta deve ser fornecida pela alimentação e a segunda parte pelos tipos de proteína existentes na forma de suplementos,como : albumina, trigo, soja, caseína e whey. Toda vez que vc precisar de uma proteína de rápida absorção vc deve usar o whey, mas se vc não o tiver disponível , vc deve fazer o que? Não treinar ??? Mas é claro que não, se vc não tiver o whey tome leite !!! Tem muita gente que vai me xingar, mas vc pode tomar leite, ele não é tão rapidamente absorvido, pois ele contém muita caseína, mas é uma excelente proteína. Está sem grana para comprar whey, busque alternativas, lembre-se do ovo e do leite de soja, além do leite e dos suplementos de soja, trigo e a albumina. Use o whey, mas não seja whey dependente, simples assim !!
Na semana passada um rapaz, em uma das academias que frequento, me perguntou sobre onde comprar Whey Isolado da Universal com melhor preço, eu respondi se ele entraria em dieta e ele espantado me disse que não e eu então lhe perguntei porque a preferencia pelo isolado, e ele me disse que o isolado era o melhor whey, que whey concentrado não prestava, fora a quantidade de carbo ...
Eu olhei na mão dele e vi uma coqueteleira com um liquido avermelhado que obviamente era maltodextrose e perguntei, vc toma whey isolado e malto? E a resposta foi sim, porque? Vc se preocupa com o carbo do whey e ingere o carbo do malto, me parece um tanto contraditório e ele respondeu que o isolado "era mais bem absorvido pelo organismo", eu respondi se ele sabia quanto mais bem absorvido e que o melhor absorvido era o hidrolisado, que pode ser obtido através do concentrado ou do isolado e que a diferença maior entre concentrado e isolado estava na lactose e na presença dos carbos. Outra estória que exemplifica bem a relação dos frequentadores de academia com o whey foi a de um rapaz que chegando na academia não queria treinar pois o whey que guardava no armário tinha menos de uma dose e sem whey , antes e depois do treino, não produziria resultados. Essas estórias demonstram que a galera toma whey, nem sabe porque, mas sabe que tem que tomar e acha que não existem alternativas. Usar whey não é uma má estratégia, mas se quisermos um corpo com um mínimo de trabalho precisamos de pelo menos 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal ao dia e o whey apenas faz parte desta conta. A primeira parte desta conta deve ser fornecida pela alimentação e a segunda parte pelos tipos de proteína existentes na forma de suplementos,como : albumina, trigo, soja, caseína e whey. Toda vez que vc precisar de uma proteína de rápida absorção vc deve usar o whey, mas se vc não o tiver disponível , vc deve fazer o que? Não treinar ??? Mas é claro que não, se vc não tiver o whey tome leite !!! Tem muita gente que vai me xingar, mas vc pode tomar leite, ele não é tão rapidamente absorvido, pois ele contém muita caseína, mas é uma excelente proteína. Está sem grana para comprar whey, busque alternativas, lembre-se do ovo e do leite de soja, além do leite e dos suplementos de soja, trigo e a albumina. Use o whey, mas não seja whey dependente, simples assim !!
domingo, 27 de outubro de 2013
Alexey Lesukov - perfil do atleta internacional
Eu percebi que a galera conhece o Arnold, o Colleman, e os mais interessados conhecem também Kai, Phill, Cutler, Dexter, Wolf e quase mais ninguem. Então vou mostrar aqui, sempre que possível, o perfil de alguns atletas, novos ou antigos, que não são muito conhecidos. A galeria é grande, pensei em começar pelo gigante Nasser, mas vou deixá-lo para mais tarde e acabei escolhendo a " ex -sensação", mas ainda promessa Alexey Lesukov, e explico porque "ex-sensação" : competindo desde 2006, esse Russo, nascido em Apatity, região de Murmansky, logo chamou a atenção do mundo por seu físico grande e denso e também faz muito sucesso no Facebook. Após uma excelente vitória em 2012 como amador no Arnold Classic na categoria Heavy Weight,todos já viram nele uma estrela em ascensão meteórica Porém em 2013, Alexey teve uma boa estréia no Nordic Pro,na Finlandia, show estratégicamente escolhido pela falta de estrelas, ficando em quarto lugar, o que para muitos já foi uma decepção, mas o pior ainda estava por vir...em seu blog, Alexey assume ter cometido alguns erros no Nordic e diz seguir sua preparação e continuar com sua dieta de 150 gr de carbo e 345 gr de proteína por dia,e assim foi de 31/08 até o Arnold Europe em Madri em 11/10,onde Alexey teve sua pior aparição, ficando em décimo sexto lugar, se apresentando com pouca definição e nem tão seco como deveria, o que acabou dando a impressão de falta de volume e em algumas poses até de separação muscular como vemos nas fotos abaixo Em 19/10 se apresenta no EVL´s Prague Pro Show em Praga e apesar de um pouco mais seco e definido ele decepcionou novamente e conseguiu somente o décimo terceiro lugar. Isso tudo é bom para que todos vejam o que é ser um Bodybuilder, sempre, sempre vai ter um cara na sua frente, mesmo um gigante como o Alexey sofre muito para conquistar seu espaço !! Vamos à ficha técnica: Nascimento 06/05/1988 - Altura 1,69 mt - Peso em off atual 125 kg - Peso em competição atual 113 kg - Biceps 54 cm - www.alexey-lesukov.com e no blog dele um detalhe chamou minha atenção, a sua primeira refeição tem 50 gr de proteína e 4 gr de tribulus, 4 comprimidos de um grama. Minha impressão dele é que se conseguir acertar e se apresentar mais cheio e seco, como vemos em algumas fotos antes dos campeonatos, seus resultados irão melhorar muito. Ele é um cara grande, cheio e denso, talvez alguns detalhes nos dorsais e trapézio maior o ajudem, a sua separação muscular é boa, ele apenas não a consegue exibir nos campeonatos, acho que em breve pode ser um dos top 5 do fisiculturismo mundial
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Renato Duarte - Vencedor dentro e fora das academias
Estava arrumando umas fotos antigas e acabei achando algumas do meu grande amigo e hoje Personal Trainer e Instrutor de Musculação Renato Duarte . Eu já falei dele aqui no post “parceiro de treino ideal” , e essas fotos são da preparação dele para o primeiro campeonato que disputou, época em que nos conhecemos. Eu estava voltando aos treinos depois de mais de dez anos sem musculação e fui apresentado a ele, exatamente para dar alguns conselhos sobre competições, e foi nessa oportunidade que sem saber, iniciei minha “carreira de técnico”, rsrsrs, até então , só tinha trabalhado, por anos, como instrutor de academia. Nessa época acertamos alguns detalhes no off e logo entramos na dieta pré , Renato já se mostrava dedicado e muito disciplinado, e é essa história que vou contar.
Executamos todos os protocolos, e fomos para o estreantes, Renato conseguiu um honroso segundo de classe, que para mim deixou muitas dúvidas no ar, pois achava que ele merecia ganhar, se apresentando mais seco e denso que o primeiro. De qualquer forma, já é difícil estar lá, disputar em alto nível e pegar um segundo com gosto de primeiro é mais difícil ainda. O importante é que despontava um novo e promissor atleta, que iria arrebentar, e aí fomos para a preparação do próximo campeonato que seria em 3 meses. E então é que começa o verdadeiro campeonato do Renatão... No meio da preparação ele sofreu um acidente automobilístico e fraturou antebraço, cotovelo, teve tendão rompido, precisando de 2 cirurgias, pinos e gaiola. Resultado, 1 ano e 2 meses para começar a fisioterapia,e eu lembro muito bem da cara do Renato quando me contou que o médico disse a ele que seria quase impossível voltar aos treinos em alto nível, eu só me segurei porque ele precisava ser forte e ter um treinador forte. Passada a fisio, iniciei um trabalho de readaptação para ele e depois resistência, e era muito difícil, pois eu sempre perguntava para ele : Tá doendo? Tá bem? E a resposta era : nem quero saber da dor !!! Então eu não podia contar com o feedback dele!!! Quando a maioria das pessoas desistiria ele continuou e mostrou ser um verdadeiro campeão e ainda me ajudava a treinar e recuperar a minha forma. Renato se dedicou, voltou a treinar em alto nível e estudou tanto que hoje é um grande treinador e continua meu parceiro, muitas vezes é meu cobaia em alguns exercícios e séries novas e um grande caráter, numa sala de pesos, onde a inveja e os egos, são coisas comuns , Renato dá lições de humildade e amizade. Ele atende seus clientes na Planet Trainning Limão, fone: 3858-1987 e seu face para consultorias on line é : www.facebook.com/renato.duarte.399
acima eu e o Renatão depois do treino, parabéns, meu amigo!!!
Executamos todos os protocolos, e fomos para o estreantes, Renato conseguiu um honroso segundo de classe, que para mim deixou muitas dúvidas no ar, pois achava que ele merecia ganhar, se apresentando mais seco e denso que o primeiro. De qualquer forma, já é difícil estar lá, disputar em alto nível e pegar um segundo com gosto de primeiro é mais difícil ainda. O importante é que despontava um novo e promissor atleta, que iria arrebentar, e aí fomos para a preparação do próximo campeonato que seria em 3 meses. E então é que começa o verdadeiro campeonato do Renatão... No meio da preparação ele sofreu um acidente automobilístico e fraturou antebraço, cotovelo, teve tendão rompido, precisando de 2 cirurgias, pinos e gaiola. Resultado, 1 ano e 2 meses para começar a fisioterapia,e eu lembro muito bem da cara do Renato quando me contou que o médico disse a ele que seria quase impossível voltar aos treinos em alto nível, eu só me segurei porque ele precisava ser forte e ter um treinador forte. Passada a fisio, iniciei um trabalho de readaptação para ele e depois resistência, e era muito difícil, pois eu sempre perguntava para ele : Tá doendo? Tá bem? E a resposta era : nem quero saber da dor !!! Então eu não podia contar com o feedback dele!!! Quando a maioria das pessoas desistiria ele continuou e mostrou ser um verdadeiro campeão e ainda me ajudava a treinar e recuperar a minha forma. Renato se dedicou, voltou a treinar em alto nível e estudou tanto que hoje é um grande treinador e continua meu parceiro, muitas vezes é meu cobaia em alguns exercícios e séries novas e um grande caráter, numa sala de pesos, onde a inveja e os egos, são coisas comuns , Renato dá lições de humildade e amizade. Ele atende seus clientes na Planet Trainning Limão, fone: 3858-1987 e seu face para consultorias on line é : www.facebook.com/renato.duarte.399
acima eu e o Renatão depois do treino, parabéns, meu amigo!!!
domingo, 15 de setembro de 2013
Sibutramina, Stanozolol e Efedrina - grandes erros de estratégia
Perder peso é fácil, o difícil é secar gordura e manter a massa muscular. Se tem algo que me deixa chateado é quando vejo alguém nas academias que frequento perdendo peso muito rápido e de maneira errada, ou melhor, usando o protocolo errado. Já me deparei com pessoas que perderam emprego, relacionamentos, com problemas psicológicos transitórios, perdendo a noção de certo e errado, enfrentando problemas de saúde e até pensando que eram atletas profissionais ou grandes treinadores, pelo uso de medicamentos inadequados e perigosos. Por isso vou explicar aqui porque é um erro usar determinadas substâncias para tentar “definir” seus músculos.
São elas : a Sibutramina, o Stanozolol e a Efedrina
A sibutramina é uma substância aplicada no tratamento de obesidade, vendida mediante prescrição médica. Criada inicialmente como antidepressivo, a sibutramina age no sistema nervoso central, especialmente sobre os neurotransmissores, serotonina , noradrenalina e dopamina. Ela provoca a sensação de saciedade e assim o controle da fome. Mas, de acordo com a ANVISA, são diversos os efeitos colaterais que este medicamento pode apresentar. Destacam-se as reações do cérebro e as cardiovasculares. Podem ocorrer dor de cabeça, boca seca, anorexia, náusea, sudorese, nervosismo , palpitação, hipertensão, dentre outros. A ANVISA ressalta o fato de a sibutramina agir nos neurotransmissores , fazendo com que essas substâncias fiquem disponíveis por mais tempo estimulando os neurônios. Com isso a pessoa que faz uso desse medicamento, sem orientação médica, pode vir a desenvolver problemas psiquiátricos como aversão a comida, insônia, alucinações, agressividade e exaltação do humor, comportamento de risco, ansiedade, dentre outras desordens.
Ou seja, para um fisiculturista, usar sibutramina, significa, perder peso, não perder gordura. E ainda jogar boa parte de sua massa muscular fora , e estar sujeito a todos esses efeitos colaterais.
O Stanozolol é um esteroide anabolizante e é utilizado em seres humanos por diversas indicações, entre elas estão a anemia e o angioedema hereditário. Ele provoca uma melhora no crescimento muscular, produção de células vermelhas, bom aumento da densidade óssea e aumento do apetite, porém a hepatoxicidade é alta, isto quer dizer que exige um esforço acima da média sobre a capacidade do fígado. Isto acontece pois o Stanozolol possui um componente que dificulta que o fígado filtre toda a droga, trata-se de um composto “alfa 17 alquilatado”. Atenção : Stanozolol NÃO EMAGRECE !!! Ele simplesmente promove "ganhos limpos”, sem grande acúmulo de gordura, por isso é usado por alguns fisiculturistas em fase de definição muscular, para que se preserve a massa durante as fases de restrição calórica. Alguns defensores dessa droga podem até dizer que ela acelera o metabolismo basal, mas realmente não há necessidade do seu uso para essa finalidade.
Poderão ocorrer problemas de fígado, sendo que dificilmente estes representem risco de vida, por isso deve-se ficar atento a alguns sinais como urina escura, fadiga, dores abdominais, vômitos e náuseas.
O uso em excesso pode modificar a forma como o organismo produz hormônios naturais, o que te obriga à uma terapia pós ciclo adequada. Mas os casos a seguir requerem assistência médica imediata: mudança na voz (mais grave ou rouquidão), aumento de pelos na face, queda de cabelo, inchaço nas pernas e braços. Para as mulheres deve-se também prestar atenção para alterações no ciclo menstrual e aumento do tamanho do clitóris.
A efedrina é um composto químico , obtido a partir de certas plantas da família das efedráceas, e tem efeitos muito semelhantes aos das anfetaminas. A medida que vai se usando, o organismo vai tendo menor resultado, e o indivíduo começa a aumentar a dose para manter os efeitos e acaba se viciando. Ela pode até acelerar seu metabolismo, mas acaba tornando seu treino um super agente catabólico, pois te leva a praticar um treino excessivo, atingindo limites enganosos e nos próximos dias, após a nova dose, você irá treinar como se seus músculos já estivessem recuperados, porém não tiveram tempo hábil para isso
O simples uso da efedrina pode aumentar a pressão arterial e gerar palpitações, mas podem ocorrer efeitos desastrosos com o abuso dessa substância. Pessoas com problemas cardíacos ou que não saibam da existência de algum problema cardíaco ou de pressão arterial devem ficar longe da efedrina, especialmente da combinação efedrina + cafeína. A superdosagem de efedrina pode causar alucinações, tremores, alterações de humor, tontura, onubilação, vertigem, taquicardia, hipertensão e até levar a morte.
Outros efeitos são : boca seca, insônia, dor de cabeça, ansiedade, náuseas, irritações no estômago ,diarréia, nervosismo e suor em excesso.
Por tanto , para perder gordura pense em saídas lógicas, em esforço e disciplina e não em substâncias milagrosas !!!
Na primeira foto sou eu com 85kg, na segunda com 76kg e no vídeo abaixo registros de 92kg até 69kg.
São elas : a Sibutramina, o Stanozolol e a Efedrina
A sibutramina é uma substância aplicada no tratamento de obesidade, vendida mediante prescrição médica. Criada inicialmente como antidepressivo, a sibutramina age no sistema nervoso central, especialmente sobre os neurotransmissores, serotonina , noradrenalina e dopamina. Ela provoca a sensação de saciedade e assim o controle da fome. Mas, de acordo com a ANVISA, são diversos os efeitos colaterais que este medicamento pode apresentar. Destacam-se as reações do cérebro e as cardiovasculares. Podem ocorrer dor de cabeça, boca seca, anorexia, náusea, sudorese, nervosismo , palpitação, hipertensão, dentre outros. A ANVISA ressalta o fato de a sibutramina agir nos neurotransmissores , fazendo com que essas substâncias fiquem disponíveis por mais tempo estimulando os neurônios. Com isso a pessoa que faz uso desse medicamento, sem orientação médica, pode vir a desenvolver problemas psiquiátricos como aversão a comida, insônia, alucinações, agressividade e exaltação do humor, comportamento de risco, ansiedade, dentre outras desordens.
Ou seja, para um fisiculturista, usar sibutramina, significa, perder peso, não perder gordura. E ainda jogar boa parte de sua massa muscular fora , e estar sujeito a todos esses efeitos colaterais.
O Stanozolol é um esteroide anabolizante e é utilizado em seres humanos por diversas indicações, entre elas estão a anemia e o angioedema hereditário. Ele provoca uma melhora no crescimento muscular, produção de células vermelhas, bom aumento da densidade óssea e aumento do apetite, porém a hepatoxicidade é alta, isto quer dizer que exige um esforço acima da média sobre a capacidade do fígado. Isto acontece pois o Stanozolol possui um componente que dificulta que o fígado filtre toda a droga, trata-se de um composto “alfa 17 alquilatado”. Atenção : Stanozolol NÃO EMAGRECE !!! Ele simplesmente promove "ganhos limpos”, sem grande acúmulo de gordura, por isso é usado por alguns fisiculturistas em fase de definição muscular, para que se preserve a massa durante as fases de restrição calórica. Alguns defensores dessa droga podem até dizer que ela acelera o metabolismo basal, mas realmente não há necessidade do seu uso para essa finalidade.
Poderão ocorrer problemas de fígado, sendo que dificilmente estes representem risco de vida, por isso deve-se ficar atento a alguns sinais como urina escura, fadiga, dores abdominais, vômitos e náuseas.
O uso em excesso pode modificar a forma como o organismo produz hormônios naturais, o que te obriga à uma terapia pós ciclo adequada. Mas os casos a seguir requerem assistência médica imediata: mudança na voz (mais grave ou rouquidão), aumento de pelos na face, queda de cabelo, inchaço nas pernas e braços. Para as mulheres deve-se também prestar atenção para alterações no ciclo menstrual e aumento do tamanho do clitóris.
A efedrina é um composto químico , obtido a partir de certas plantas da família das efedráceas, e tem efeitos muito semelhantes aos das anfetaminas. A medida que vai se usando, o organismo vai tendo menor resultado, e o indivíduo começa a aumentar a dose para manter os efeitos e acaba se viciando. Ela pode até acelerar seu metabolismo, mas acaba tornando seu treino um super agente catabólico, pois te leva a praticar um treino excessivo, atingindo limites enganosos e nos próximos dias, após a nova dose, você irá treinar como se seus músculos já estivessem recuperados, porém não tiveram tempo hábil para isso
O simples uso da efedrina pode aumentar a pressão arterial e gerar palpitações, mas podem ocorrer efeitos desastrosos com o abuso dessa substância. Pessoas com problemas cardíacos ou que não saibam da existência de algum problema cardíaco ou de pressão arterial devem ficar longe da efedrina, especialmente da combinação efedrina + cafeína. A superdosagem de efedrina pode causar alucinações, tremores, alterações de humor, tontura, onubilação, vertigem, taquicardia, hipertensão e até levar a morte.
Outros efeitos são : boca seca, insônia, dor de cabeça, ansiedade, náuseas, irritações no estômago ,diarréia, nervosismo e suor em excesso.
Por tanto , para perder gordura pense em saídas lógicas, em esforço e disciplina e não em substâncias milagrosas !!!
Na primeira foto sou eu com 85kg, na segunda com 76kg e no vídeo abaixo registros de 92kg até 69kg.
Assinar:
Postagens (Atom)