um guia atualizado de musculação. Aqui apenas postamos informações, não prescrevemos treinos, dietas e nem recomendamos o consumo de nehum tipo de produto. Consulte sempre um profissional da área.
domingo, 2 de dezembro de 2012
Pré - Exaustão X Bi - Série
Uma dúvida muito bem levantada pelo meu amigo e aluno Bruninho: A pré-exaustão não é uma bi-série? Vamos lá : De um certo modo a pré-exaustão é um tipo de bi-série, pois realizamos um exercício após o outro sem pausa. Porém o que se convencionou chamar de pré-exaustão é quando executamos um exercício que trabalha um músculo principal usando poucos sinergistas (procure aqui no blog o que é sinergista, se vc ainda não sabe) , para depois executarmos outro que recrutará mais músculos. Também podemos descrever a pré-exaustão como um exercício mono-articulado seguido de um bi ou multi-articulado, visando o aumento do trabalho de um determinado músculo. Falando a língua das academias : Peck Deck seguido de supino.
O peck deck trabalha o peitoral usando apenas o ombro, o supino trabalha usando principalmente o tríceps e o ombro. Muitas vezes quando vc treina o supino, seu tríceps se cansará e o peito pode ainda não ter atingido seu pump. Com a pré-exaustão, com certeza, o peito atingirá seu máximo. Outro exemplo muito bom é a mesa romana (ou cadeira extensora) seguida de agachamento. Já a bi-série visa o "bombeamento" máximo muscular, como por exemplo: rosca direta seguida de rosca Scott ou agachamento seguido de leg press. Vale lembrar que muitos técnicos usam o termo pré-exaustão, também, para uma sequência de treinos anteriores à um exercício multi articulado considerado principal, como por exemplo, o agachamento no final da série de pernas, ou o desenvolvimento no final da série de ombros. Isso faz com que vc utilize menos carga nos exercícios mais complexos a fim de obter os mesmos resultados e evitar as lesões.