Achei um artigo muito interessante na net e muito coerente também, pois o comparando com todas as informações relativas aos aminoácidos envolvidos na matéria pude me certificar que se tratava de uma excelente dica de suplementação a qual podemos facilmente obter, ai vai:
Vários estudos recentes têm destacado o papel dos aminoácidos essenciais como importantes meios de se estimular as vias metabólicas importantes para o crescimento muscular. Por exemplo, a ingestão de aminoácidos essenciais, antes e / ou após o exercício de musculação potencializa a resistência à ativação induzida por exercício de p70S6K, uma enzima importante para o aumento da síntese de proteínas após o exercício. Três aminoácidos que recentemente foram relatados para ter esses efeitos benéficos sobre o anabolismo muscular são arginina, glutamina e HMB.
Nem todos os estudos mostraram resultados positivos quando administrados sozinhos, mas a combinação destes aminoácidos administrados em conjunto tem se mostrado muito eficaz, mesmo ainda tendo de ser mais analisada. Aminoácidos específicos tais como arginina tem sido usada para aumentar agudamente níveis circulantes de hormônio do crescimento com sucesso, enquanto que a glutamina é usada por seus efeitos benéficos sobre o sistema imunológico e a regulação da glicose durante os períodos de treino intenso. Suplementação de HMB diminui marcadores de dano (por exemplo, musculares) em circulação após o exercício de resistência e pode ter propriedades anti-catabólicas. No que diz respeito à adaptações crônicas, vários estudos sobre a suplementação de HMB têm relatado efeitos positivos sobre a massa muscular e composição corporal. Estes resultados podem ser devidos à capacidade do HMB de reduzir a degradação de proteína e estimular a síntese de proteínas através de vários mecanismos. Portanto, parece que a suplementação destes aminoácidos pode potencializar respostas e adaptações à resistência do exercício através de vários mecanismos (por exemplo, promovendo a síntese de proteínas, atenuando os danos musculares, melhorando a recuperação muscular).
Os cientistas investigaram o efeito de um suplemento de aminoácido específico chamado de Muscle Armor, algo como Armadura Muscular, em português. Ele continha 7 gramas de arginina, 7 gramas de glutamina, 3 gramas de taurina, 1,5 gramas de HMB, e cerca de 6 gramas de dextrose. Os participantes foram atribuídos a um programa de treinamento de resistência de 12 semanas, os indivíduos realizaram seis séries de 8-10 repetições com períodos de descanso de 2 minutos,de alguns exercícios para alguns músculos . Os indivíduos consumiram um placebo ou o suplemento Muscle Armor (duas vezes por dia, uma vez no almoço e uma vez com o jantar). No final do estudo, a galera que consumiu o suplemento obteve várias melhorias em relação ao placebo. Como:
- maior aumento da massa e força muscular e maior percentual de gordura corporal perdida
- aumento em repouso e em exercício dos níveis de testosterona
- aumento dos níveis de GH em repouso
- redução dos níveis de cortisol em repouso.
Os pesquisadores especularam que as ações anti-catabólicas do HMB, combinados com os aminoácidos essenciais, arginina e glutamina melhoraram o desempenho dos hormônios anabólicos que levaram a um maior estado anabólico e maior aumento da massa muscular e força.
Referências: Kraemer WJ, Hatfield DL, Volek JS, Fragala MS, Vingren JL, Anderson JM,Spiering BA, Thomas GA, Ho JY, Quann EE, Izquierdo M, Häkkinen K, Maresh CM. Efeitos de aminonoácidos, Suplemento sobre adaptações fisiológicas ao treinamento de resistência. Med Sci Sports Exerc, 2009 03 de abril.