domingo, 28 de outubro de 2012

Fibras Musculares 2 - Genéticas Privilegiadas

Vc provavelmente já escutou : Aquele cara tem uma genética privilegiada!! O que isso quer dizer? Muitas são as causas genéticas que predispõe um indivíduo a ter melhor performance em uma determinada atividade. Por exemplo: A "lenda" Usain Bolt, o melhor velocista da história, tem muitos pontos genéticos favoráveis, como a sua conformação óssea alongada na medida perfeita para passadas largas, uma importante capacidade de reação ao sinal de largada e a sua conformação muscular. Mas vc pode me questionar à respeito de que, fora a ossatura favorável, os outros pontos citados são fatores treináveis. São sim, fato, porém todos treinam, mas Bolt os desenvolveu muito mais.
Assim é a musculação, todos treinam, mas alguns se desenvolvem muito mais. A primeira coisa que falam é : Ele toma bomba !! e o nome correto é : esteróide androgênico anabólico, não é só "anabolizante" (em um próximo post vou explicar esse "dogma"). Pois vou dizer, o esteróide é mais usado por iniciantes e não competidores, do que por atletas de musculação esportiva !! E a resposta não é essa, mas sim a predisposição genética individual. E ela se manifesta principalmente pelo numero de fibras musculares que cada um possui. Assim quanto mais fibras uma pessoa tem, maior o volume muscular. Em uma pessoa com poucas fibras, mesmo que elas aumentem muito, o volume muscular será menor. Há vários estudos, hoje em dia,que tentam evidenciar a Hiperplasia, que seria a multiplicação das fibras musculares em condições especiais, porém, não há nada que se possa afirmar em relação à isso.
Acima Colleman, no auge de sua forma, ninguém pode duvidar que este cara tem muito mais fibras que a maioria dos profissionais chamados de Mass Monsters