domingo, 28 de outubro de 2012

Fibras Musculares - o motivo do treino de " 8 à 12 "

Já falamos sobre os nomes dos músculos, as ações que eles executam, agora vamos falar das fibras musculares, de um modo bem direto. Basicamente temos dois tipos de fibras: As Brancas e as Vermelhas. Existem diversos subtipos de fibras, mas para o nosso mundo, não precisamos nos aprofundar neste sentido.
As Brancas são as fibras rápidas, ativadas nos movimentos rápidos e nos movimentos lentos com cargas elevadas. As Vermelhas são as fibras lentas, ativadas nos movimentos lentos e leves. A ativação das fibras depende do comando enviado pelo sistema nervoso através de fibras nervosas. Cada fibra nervosa é unida à varias fibras musculares (brancas e vermelhas), formando as Unidades Motoras.Quando nós treinamos com cargas leves e com movimentos lentos, somente algumas unidades motoras são acionadas, todas formadas por fibras vermelhas. A medida que aumentamos a carga, a quantidade de unidades motoras vai aumentando,e então estaremos usando também as fibras brancas.É por isso que o treino recomendado é sempre de 8 à 12 movimentos, para que vc consiga trabalhar todos os 2 tipos de fibras. Se vc treinar apenas com cargas muito elevadas e com poucas repetições, vc irá trabalhar principalmente as fibras brancas. Pesos leves e movimentos rápidos, também trabalham somente as fibras brancas.
As fibras brancas sempre serão mais desenvolvidas, porém temos que enfatizar o trabalho das fibras vermelhas,para uma perfeita hipertrofia.